domingo, 7 de março de 2010

Medo de polícia

Certa vez estive na belíssima Aracaju, capital do estado de Sergipe para passar um reveillon e eis que durante a festa e no meio daquela multidão de pessoas, senti alguém batendo de leve no meu ombro e me pedindo licença para passar. Ao me virar, fiquei pasmo, pois, quem me acabara de me pedir LICENÇA era uma guarnição da Polícia Militar sergipana! Aquela cena, para eu, pobre baiano acostumado a nem poder olhar direito para os “todo poderosos” daqui (toca-los então nem pensar sob o risco de tomar uma “cacetetada”) simplesmente não acreditava no que ainda veria se repetir inúmeras vezes durante toda noite...

Nos eventos de grande concentração de pessoas aqui na Bahia, principalmente em festas, quem é que nunca tomou uma “cutucada de cacetete” ou foi “tirado da frente” de maneira hostil só porque estava DE COSTAS “na hora errada e no lugar errado”, bem no caminho da guarnição dos “todo poderosos”? E as abordagens constrangedoras? Certa vez fui “corrigido” na companhia de mais três amigos, todos eles professores, na porta da casa de um deles, às 2 da tarde, onde um dos “todo poderosos” nos ordenou que segurássemos com as duas mãos nos galhos de uma pequena árvore a nossa frente e que olhássemos para cima: “Quem olhar para baixo vai ver só”, bradou!

É fato que de fevereiro de 1825, quando foi criada por D. Pedro I até os dias atuais são inegáveis os mais que relevantes serviços que a instituição Polícia Militar da Bahia presta a todo o seu povo! O que seria das nossas vidas sem a existência dos bravos guerreiros do Corpo de Bombeiros, do Grupamento Salvar, da Polícia Rodoviária Estadual, dos Grupamentos Especiais e todos os demais? Nossa polícia chega inclusive a “exportar” seu know-how para as polícias de outros estados, já que é a responsável por manter a segurança no evento de maior concentração de pessoas do mundo, que segundo o Guinness Book é o carnaval de Salvador.

Tenho amigos e conhecidos da mais completa retidão que fazem parte da corporação, de praças a oficiais; gente honrada, honesta, comprometida com sua atividade e que está nela por vocação! Mas porque uma pequena banda podre insiste em manchar o nome de uma instituição tão importante, quase bicentenária? Porque hostilizar o cidadão de bem, que por dever legal, como determina a Constituição Federal deve ser protegido? Como destratar, bater e humilhar quem por meio de tantos impostos literalmente, PAGA O SEU SALÁRIO?

INFORMAÇÕES ÚTEIS À SOCIEDADE:

CORREGEDORIA DA POLÍCIA MILITAR
Corregedor Chefe: Cel. PM Wilson Raimundo Dultra Pereira
Tel.: (71) 3116-3080/3086 Fax.: (71) 3116-3082
Rua Amazonas, 13, Pituba, SSA / BA ; CEP 41.830-380
e-mail: correg@pm.ba.gov.br

OUVIDORIA DA POLÍCIA MILITAR:

Danival Dias
danival.dias@gmail.com [mail]
danivaldias@hotmail.com [msn]
www.twitter.com/danivaldias

Publicado originalmente em 13/07/2009 no jornal Camaçari Notícias, disponível em http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=59106

Nenhum comentário: