segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Discurso de formatura em Letras

http://migre.me/amXnW
Primeiramente, agradeço a Deus, com a certeza absoluta de que ele aqui se faz presente, abençoando esta cerimônia e acima de tudo nossas vidas! Gostaria de cumprimentar as minhas colegas formandas e antes de tudo, agradecer também a confiança e o carinho que tiveram comigo, na escolha de quem as representaria neste momento. Deixo claro, que minha fala não as substitui e que me sinto muito honrado em ser o porta-voz, perante os amigos e mestres, de pessoas como cada uma de vocês!
Cumprimento o professor Jan Edson Rodrigues Leite, representante da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, em nome do qual, saúdo todos os membros da mesa, bem como nossos queridos homenageados e integrantes da Universidade Aberta do Brasil em Camaçari. Nossos pais, amigos, familiares e demais presentes, boa tarde!
Lembro exatamente do dia em que tomei conhecimento, por meio da imprensa local, da oferta de vagas para o curso de Licenciatura em Letras da UFPB em Camaçari. Aluno também de um curso de Direito, imaginei de maneira equivocada, como muitos ainda pensam até hoje, que um curso baseado no mecanismo de Educação a Distância, seria relativamente fácil de concluir, sem ter a mínima ideia da pedreira que seria a partir do dia em que vi o meu nome entre os aprovados no processo seletivo vestibular da instituição. A primeira vez que vi os exercícios de latim, se não fosse pela paciência e dedicação da Professora Paloma, teria desistido já nas primeiras atividades!
Aos que já passaram por aqui, sabem exatamente do que falo, quando digo que NÃO É FÁCIL substituir o ambiente ao qual estamos acostumados, pelo computador, pelo digital. Aos que ainda pretendem vir ou não conhecem, convido-os a esse fascinante mundo da Educação a Distância, uma das responsáveis pela democratização do ensino superior de qualidade, principalmente nos cursos oferecidos pelas instituições públicas integrantes do programa Universidade Aberta do Brasil. Se não fosse a EAD por meio da UAB, como nós, distantes quase mil quilômetros da sede da UFPB, teríamos a honra de hoje, nos tornarmos portadores do valioso Diploma desta respeitada instituição Federal?
Egressos do sistema EAD, principalmente os da nossa instituição, têm mostrado a passos largos a excelência do ensino, cujos reflexos, entre outros, são a qualidade dos profissionais postos a disposição da sociedade, sendo estes, detentores de excelentes notas nos exames nacionais que avaliam a qualidade cursos, além das inúmeras aprovações em concursos públicos e seleções de mestrado dentro e até fora do Brasil.
Sou um completo entusiasta da Educação a Distância, algo que especificamente para cursos superiores, no Brasil ainda é relativamente novo e visto por setores da sociedade e órgãos de classe com desconfiança, mas que mundo afora, há muitos anos vem formando grandes líderes, tendo como exemplo mais famoso o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, responsável pelo fim do regime separatista do apartheid e Prêmio Nobel da Paz que estudou direito por correspondência na Universidade de Londres, enquanto estava na cadeia, isso em meados dos anos 60! Aqui no Brasil, a ex-Ministra Marina Silva e o ex-Presidente Juscelino Kubitschek, foram alunos secundaristas de programas de EAD, que os habilitaram mais tarde a cursarem, respectivamente, história e medicina!
Ana, Antônia, Cleidijane, Jucicleide, Maria das Graças, Rose Mary e Roseane, o exercício de nossa profissão, habilitados pela UFPB via Educação a Distância, fará com que em nossa lida, seja qual for o caminho seguido por cada um de nós, estejamos aptos, nas devidas proporções (ou até nas mesmas proporções, quem sabe) à realização de grandes feitos como foram os de Mandela, Marina e Juscelino! Eu não tenho dúvidas do SUCESSO de cada um de nós, desejo compartilhado, com toda certeza, por cada um dos que estão conosco comemorando a nossa vitória!
Por fim, encerro contando aos presentes que minha relação com a UFPB começou bem antes de um dia eu imaginar ser aluno da instituição, o que só viria ocorrer em 2008. No ano de 2003, então estudante do curso de Ciências Contábeis, estive em um congresso na charmosa cidade de João Pessoa, capital da Paraíba e junto com os demais colegas, ficamos alojados justamente nas dependências da UFPB. Chamou-me bastante a atenção, ao circular por seus corredores, as fotos dos hoje colegas de instituição, fixadas nas paredes após as suas formaturas. Turmas de 79, 80, 89, 2002...
Gostei muito daquilo, era como se aqueles quadros na parede, integrassem a própria estrutura física da instituição e hoje, com muito orgulho, quebrando o protocolo, trago aqui comigo o nosso próprio quadro de formandos, solicitando ao professor Jan Edson, Representante do Magnífico Reitor, que se possível, este seja também fixado em uma das paredes da agora também NOSSA Universidade Federal da Paraíba!
Muito obrigado a todos.
Aos meus colegas, SUCESSO!

Camaçari, 18/08/2012

Danival Pereira Dias
Licenciado em Letras pela UFPB – 2012.1, Orador da turma.

Matéria da PMC: http://www.camacari.ba.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=12124

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Danival.
Primeiramente, parabéns pela graduação. Fiquei encantada com suas palavras e admiração pela EAD. Gostaria de manter contato com você. Sou de Fortaleza (talvez te conheço por terceiros...rs) e trabalho na UAB no âmbito do IFCE.
Te enviei convite pelo Msn.
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá, "Anônimo".

Obrigado. Esse é mais um curso que faço e que só foi possível, junto com outros, graças a EAD, da qual sou fã, como bem disse no discurso.
Não uso mais o msn com frequencia, mas estou no Facebook.com/danival.dias e no danival.dias@gmail.com
Um abraço!

PALOMA MOURA disse...

Querido DAN, eterno amigo, "aluno" e agora colega de Letras,

É com muita honra que venho ao seu blog lhe dizer o quanto sou grata pelas preciosas palavras do seu discurso e homenagem a minha pessoa.
Se hoje estou aqui também é graças a cada um de vocês que juntamente comigo construímos uma história de conquistas ao mundo das Letras e com isto agora vamos trabalhar juntos na busca de um nundo melhor e mais justo; SIMPLESMENTE PORQUE ACREDITAMOS NA EDUCAÇÃO.

MUITO OBRIGADA POR TUDO!
Contem comigo sempre!
Um grande abraço e PARABÉNS!
VOCÊS MERECEM TODO OURO E DIAMANTES!

Sua Amiga e Colega de Letras,

Paloma Moura.